Parque Nacional Manuel António, Costa Rica

Parque Nacional Manuel António CAPA

PRAIA ESPADILLA

Junto à cidade e Quepos, viemos conhecer uma das joias da Costa do Pacífico: o Parque Nacional Manuel António.

Chegamos já ao final da tarde, vindos de Monteverde, mas como estávamos instalados a poucos metros da praia publica que antecede o parque natural Manuel António dedicamos as poucas horas de sol que restavam para por lá passear.

O hotel que escolhemos tem a localização perfeita para visitar o Parque Nacional Manuel António pois fica a menos de 5 minutos a pé da sua entrada – Hotel Playa Espadilla

Já em relação á pequena cidade de Quepos, a cerca de 7 quilómetros, apenas se consegue ir de carro ou transporte público. No entanto, pela a pequena localidade adjacente ao Parque Nacional Manuel António é bastante profícua em lojas e restaurantes.

RESTAURANTE EL AVION

A “meio caminho” entre o Parque Nacional Manuel António e Quepos há uma “atração” que consideramos imperdível: reservem uma refeição para fazer no “El Avion” (O Avião). Foi lá que fomos jantar nesse dia…

Trata-se de um restaurante a cerca de 150 metros acima da praia que está instalado num avião despenhado!

Fica aqui a sua história:

Em 5 de outubro de 1986, um avião de carga dos EUA, foi abatido sobre a Nicarágua. Um membro da tripulação, Eugene Hasenfus, foi capturado pelo exército sandinista o que desencadeou uma incrível cadeia de encobrimentos e mentiras que se transformariam em um dos maiores escândalos da história política americana, conhecido como o Caso Irão-Contras.

O avião acabou abandonado no Aeroporto Internacional em San José.

Em agosto de 2000, a fuselagem foi enviada via farry em sete seções até a colina Manuel Antonio onde finalmente descansa no penhasco. ​Agora, o C-123, uma relíquia da Guerra Fria, funciona como restaurante e bar!

Para além das maravilhosas vistas sobre a baía, foi é uma sensação única poder comer sob suas asas, pedir uma bebidas no bar que era a sua fuselagem ou subir ao seu cockpit!

PARQUE NACIONAL MANUEL ANTÓNIO

Dedicamos um dia inteiro a conhecer o Parque Nacional Manuel António.

Parque Nacional Manuel António placa

Percorremos o seu emaranhado de trilhas tentando descobrindo a sua abundante, mas muito camuflada, vida selvagem e desembocamos em praias de areia branca apoiadas por uma floresta sempre verde que cresce até a linha de maré alta… uma paisagem de “postal” que seria certamente ainda mais bela não fosse a chuva que teimava em não nos abandonar!

Mesmo assim, pelo caminho ainda conseguimos encontrar os famosos macacos uivadores, preguiças, morcegos, aranhas e, claro, crocodilos!

Podem optar por comprar o ingresso á entrada do Parque Nacional Manuel António e explorar por conta própria o parque. As trilhas estão bem sinalizadas, estão em ótimas condições sendo a maioria pavimentada e não há risco de nos perder. Além disso, respeitando as recomendações não correm qualquer tipo de perigo.

No entanto, deixamos desde já um “alerta”… apesar de por lá existiram com 109 espécies de mamíferos e 184 de aves é muitoooooooooo difícil avistar os animais, diríamos quase impossível relativamente aos mais pequenos e mesmo em relação aos de maior porte não é tarefa fácil dado as suas habilidades de camuflagem…

Por isso, recomendamos que levem uns bons binóculos e preferencialmente que contratem a ajuda de um guia, já que os animais costumam estar escondidos nas copas das árvores e só a experiencia de muitos anos no local permite que sejam avistados.

Nós contratamos previamente a tour no GetYourGuide e demos por muito bem empregue o valor pois verificamos que no local já muitos “habilidosos” a oferecer o serviço por menos mas que não sendo certificados apenas levam os turistas a passear pelo parque… A nossa experiência foi excelente pois para além da grande perspicácia do guia que encontrava os mais minúsculos animais em locais em que nunca iriamos descobrir, a ajuda de telescópios profissionais possibilitarem algumas vezes a avistamento, impossível a “olho nu”!

Ficam aqui alguns exemplos!

Outra das grandes atrações deste parque são as maravilhosas praias que há dentro! Por isso não se esqueçam do fato de banho, do protetor solar (de preferência biodegradável para não prejudicar os animais) e do almoço, porque não há locais no parque onde comprar comida.

Sobre este último ponto, é preciso ter muito cuidado! Mesmo que não os vejam, os guaxinins e os macacos andam sempre a rondar as praias à procura de um turista incauto a quem roubar a comida… faz parte da experiência!

Parque Nacional Manuel António

O Parque Nacional Manuel António tem 3 praias: Playa Manuel Antonio, Playa Espadilla Sur e Playa Gemelas.

Playa Manuel Antonio é muito bonita mas também é a mais movimentada. Fica a cerca de 30 minutos a pé ( e nas calmas…) desde a entrada do parque e o acesso é super fácil. A seu areal branquinho, rodeada de palmeias e com um mar azul turquesa muito calmo fazem dela um paraíso.

Playa Espadilla Sur, que também fica a 30 minutos da entrada, é mais “selvagem”, menos frequentada e para nós mais bonita ainda. No entanto, as correntes por lá são muito perigosas e portanto os banhos desaconselhados.

Há ainda um trilho que leva até à Playa Gemelas, que é uma pequena praia dividida por uma formação rochosa, que forma duas praias (daí o nome gemelas = gêmeas), que nós não chegamos a conhecer.


O nosso objetivo nesta visita foi conhecer o parque natural mas são inúmeras as atividades que podem ser feitas nas redondezas… Deixamos aqui os nossos motores de busca preferidos e por onde reservamos normalmente as atividades, que fazemos por todo o mundo, e que nunca nos deixaram “ficar mal”:

GETYOURGUIDE

VIATOR

CIVITATIS

Se querem saber mais sobre a nossa viagem pela Costa Rica, nomeadamente sobre outros parques naturais, podem ler os nossos artigos:


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blogue são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?  

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.


2 comments

Leave a Reply