MYKONOS, A ILHA GREGA MAIS ANIMADA!

Mykonos (também conhecida como Mikonos ou Míconos) é uma pequena ilha grega no Mar Egeu que faz parte das Cíclades.
O seu interior, rochoso e árido, contrasta com as suas magnificas praias banhadas por um mar ainda mais fantástico.

A sua cidade principal tem o mesmo nome da ilha e, por isso, é conhecida como Mykonos Town ou Chora (que significa “cidade” em grego).
GUIA PRÁTICO
Como chegar?
A melhor forma de ir para Mykonos é voar para o aeroporto local situado a 4 quilómetros do centro de Chora, a principal cidade da ilha.
Fazemos sempre a pesquisa dos voos no Skyscanner pois assim ficamos com uma visão global dos preços praticados pelas diversas companhias aéreas e dos horários disponíveis. Tem sido um motor de busca essencial! É só escolher a opção que mais nos convém e somos redirecionados para as várias hipóteses de reserva… DICA: APÓS FEITA A ESCOLHA ir ao site da PRÓPRIA COMPANHIA AÉREA… mesmo que o skyscnaner mostre opções mais baratas… é, de certeza, a mais segura a reserva na própria companhia e mais fácil a comunicação direta quando surgem contratempos!
Sendo as passagens aéreas a parte mais cara da maioria das viagens, dedicamos um artigo apenas a explicar como funciona o Skyscanner e com dicas de como comprar voos baratos.
Há agora que chegar ao hotel! Para isso, deixamos aqui alguns meios para sair do aeroporto ou do porto Athinios:
- Táxi: A zona dos táxis está localizada à saída do aeroporto. Uma viagem até ao centro da cidade custa 15€ (valor fixo). A viagem demora aproximadamente 10 minutos.
- Autocarro: A empresa KTEL dispõe de uma linha regular que faz o trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade (termina de autocarro de Chora) em cerca de 15 minutos. O serviço tem uma frequência de 60 minutos. O bilhete custa 1,60€ e pode ser comprado a bordo.
- Transfer agendado: sobretudo em alta temporada, quando o movimento e as filas são grandes, uma alternativa é combinar com o hotel ou empresa especializada; apesar de mais caro, pode economizar tempo – “SUNTRANSFERS”
- Carro alugado: seja no aeroporto, seja no porto é possível alugar carro, cujo valor você pode consultar em baixo – com a vantagem de ter como se deslocar depois pela ilha!
ALUGUER DE CARRO – Uma opção de mobilidade na cidade e arredores
Nós aconselhamos a busca através da RENTCARS ou da RENTALCARS que automaticamente selecionam entre as rent-a-car os melhores preços no destino
A nossa preferência recai na EUROPCAR, uma rent-a-car de renome internacional que nos oferece maior confiança e que normalmente tem balcões dentro dos aeroportos.
Quando viajar?
Mykonos tem um clima típico do Mediterrâneo e o sol brilha até 300 dias por ano. Embora as temperaturas possam chegar a 40°C nos meses de verão, a temperatura média alta é de 28°C e as chuvas apenas são esporádicas entre os meses de outubro a março.
Em época alta (verão) é demasiada gente na ilha… mas também é neste época que há as melhores festas e os Beach Clubs têm os melhores DJ do mundo!
Nós fomos no final de Setembro e as temperaturas andaram sempre por volta dos 27 graus, o que foi excelente e por isso nos leva a aconselhar a primavera e o outono para viajar até Mykonos
Onde ficar?
A nossa escolha número 1 é utilizar o Booking.com.
Temos reservado através desta plataforma por todo o mundo e não podemos estar mais satisfeitos. NUNCA tivemos qualquer tipo de problema. Por isso, independentemente do tipo de alojamento que escolherem para a vossa estadia recomendamos que reservem aqui sem receios.
Vamos indicar as nossas escolhas e algumas alternativas “para todos os gostos” baseadas na nossa pesquisa mas fica aqui deste já o link genérico para outras opções.
Booking.comComo viajar seguro?
Este não é um conselho! É mesmo um “investimento” que consideramos OBRIGATÓRIO…
Nunca se esqueçam de fazer SEGURO DE VIAGEM… Nós fazemos sempre!
Viajar é a nossa paixão, um momento muito esperado e planeado e por isso, nada melhor do que embarcar tranquilo! Assim, fazer um seguro viagem dá-nos a segurança de que caso algum imprevisto aconteça, como o extravio de alguma mala ou mesmo a necessidade de assistência médica, não teremos que nos preocupar com dinheiro e burocracia.
Fazemos os nossos seguros na IATI pois têm sempre a solução mais adequada para cada viagem… comparem os preços/condições das várias modalidades e façam como nós…

CHORA – A CAPITAL
Chora, também chamada de Mykonos Town é a capital da ilha!

O seu pequeno tamanho contrasta com o seu enorme charme… ruelas labirínticas com casas brancas, de janelas e portas azuis, inúmeras opções de lojinhas de artesanato, galerias de arte, restaurantes e bares completam o cenário e fazem desta pequena cidade, no coração da ilha, um local cheio de charme e de visita obrigatória.
Ficamos encantados com o colorido das flores que decoram todos os recantos e que contrasta com chão branco recortado por pedras assimétricas que estamos acostumados a ver nos cartões-postais desta ilha.
Localizada numa espécie de baía, parte da cidade foi construída à beira mar recebendo o nome de “Alefkandra”, mais conhecida por “Little Venice” pelas semelhanças com partes da cidade italiana de Veneza. Esse é um ótimo ponto para relaxar num restaurante com vista privilegiada. Pertinho daqui ficam os famosos moinhos de vento de Mykonos… os moinhos de vento de Kato, outro ponto para apreciar e tirar belíssimas fotos!
LITTLE VENICE
Little Venice, considerada um dos lugares mais românticos da ilha, é o local privilegiado para assistir ao pôr do sol!
Uma fileira de casas de pesca alinhadas à beira-mar, com varandas suspensas, fazem-nos lembrar a charmosa cidade de Veneza, na Itália. Construídas em meados do século XVIII reúnem á sua volta mitos e lendas acreditando-se que pelas suas pequenas portas do porão com acesso direto ao mar serviam de armazenamento subterrâneo para contrabando de piratas!
Atualmente, algumas das casas já foram convertidas em bares e cafés e pequenas lojas e galerias.
IGREJA PANAGIA PARAPORTIANI
Esta é a principal igreja de Mykonos, composta por quatro pequenas capelas, e seu nome significa algo como “Nossa Senhora da Porta ao Lado”, uma vez que a entrada se faz pela lateral do edifício. O bairro de Kastro, onde está situada, costumava ser o local de um castelo medieval que foi destruído no século XVI.

MOINHOS DE VENTO
Uma das principais atrações de Mykonos tão são seus impressionantes moinhos de vento, de formato redondo, cor branca e telhado pontiagudo, coberto de madeira e palha.
Foram construídos pelos venezianos no século XVI para moer a farinha e permaneceram em uso até o início do século XX, aproveitando os frequentes ventos que se fazem sentir em Mykonos
AS MELHORES PRAIAS DA ILHA GREGA DE MYKONOS
Além da capital fomos percorrendo a ilha visitando as várias praias como a Agios Sostis e claro as famosas Super Paradise e Paradise, com os beach clubs mais badalados de Mykonos! Aqui, mesmo em tempo de covid a festa é garantida!
A melhor praia, para nós foi mesmo a do nosso hotel, PLATYS GIALOS, com vários beach clubs mas tudo num mood tranquilo, de puro relax e com um mar muito azul que convidou aos últimos mergulhos de verão!
Indiscutivelmente, um dos melhores passeios para se fazer em Mykonos, é conhecer algumas de suas belas praias, senão todas para quem venha com tempo para isso.
PARADISE, SUPER PARADISE E PRAIAS DO SUDESTE
Muita gente vai para Mykonos a pensar nas suas famosas festas na areia!
Em outubro e em tempo de covid como foi o nosso caso não fomos encontrar “a loucura” de outros tempos mas mesmo assim não dececionou…
As melhores praias para este efeito estão localizadas ao sul da ilha: a Paradise e a Super Paradise. A estrutura é excelente, com muitos hotéis, restaurantes e bares famosos.
PRAIA PARADISE
Paradise está localizada entre as praias de Paranga e Super Paradise e é acessível por uma trilha de Platys Gialos ou de carro. A famosa Paradise é uma praia agradável e plana. Há uma série de bares populares e a maioria das pessoas que frequenta a praia é jovem e há alguns nudistas também. Instalações de desportos aquáticos e um centro de mergulho estão disponíveis em Paradise Beach.
Aqui, não podemos deixar de recomendar um hotel “do outro mundo”! Um (muito) caro de 5 estrelas… mas que vale cada “cêntimo”! O seu nome é “CAVO TAGOO“…permitam-se sonhar!

PRAIA SUPER PARADISE
Super Paradise Beach está localizada ao lado da Paradise Beach e é acessível por barco-táxi (serviços regulares de barco estão disponíveis em Platys Gialos) e carro. É considerada uma das mais belas praias da Grécia devido ás suas belas águas ultra cristalinas e areia dourada e macia! É a mais famosa praia LGBT da Grécia.
PRAIA PLATYS GIALOS
Foi na Platys Gialos que ficamos alojados e a escolha não podia ter sido melhor! A época do ano e a baixa de turistas adveniente da pandemia também “ajudou”. Tínhamos lido que fica apinhada de milhares de pessoas durante o verão que são atraídas pela areia dourada e pelas maravilhosas águas turquesas cristalinas. Nós tivemos o privilégio de desfrutar da praia com o necessário distanciamento social, de forma muito agradável!
É fácil, no entanto, perceber o seu sucesso! Tem uma estrutura hoteleira incrível, com muitos hotéis alinhados em frente ao mar, uma praia longa com várias espreguiçadeiras, guarda-sóis, instalações para despostos aquáticos e muitos restaurantes e bares.
O hotel escolhido foi o Petinos Beach Hotel na primeira linha da praia e que recomendamos a 100%, seria de novo a nossa escolha num hipotético regresso á ilha.
RESTANTE ILHA
Fomos ainda á parte norte de Mykonos, mais tranquila mas com praias de igual beleza. O objetivo era conhecer a charmosa Agios Sostis, dividida em duas por rochedos. Mas o dia estava nublado nesta zonao que aliado á dificuldade de estacionamento nos levou a regressar á “nossa” praia.
O resto da ilha…árida, desaproveitada, sem atrações de maior.
Povoada apenas junto à costa, vive apenas para o turismo e é exageradamente cara! Quase impossível fazer uma refeição abaixo de 25€ pessoa, é isto sem entradas, vinho e sobremesa! Mesmo a “fast food” local, os “Pita Gyros” tem preços inflacionados.
As praias estão “infestadas” de sun beds a preços proibitivos, resta uma pequena faixa de areia para se estender uma toalha.
Trata-se dum local de moda, “chique” e pretensioso que acaba por proporcionar uma péssima relação qualidade/preço! E não estivemos cá em época alta…
Mesmo assim aproveitemos o que de melhor tem esta ilha…o calor do sol de finais de setembro, milagrosamente sem vento e o charme da capital Chora.
TOURS E EXCURSÕES NA ILHA GREGA DE MYKONOS
Para quem procura passeios de barco e atividades diferentes na cidade, aqui ficam algumas dicas de como melhor aproveitar Mykonos.
Ninguém vê uma ilha até sair dela, por isso um passeio ao seu redor faz-nos ter outra perspetiva!
ONDE COMER NA ILHA GREGA DE MYKONOS
A culinária grega é uma das principais atrações para quem visita o país. Há pratos deliciosos, preparando com ingredientes frescos mas como já referimos nesta ilha os preços são proibitivos!
Mas, deixamos aqui uma dica! “Jimmy’s” em plana cidade de Chora, foi único local onde conseguimos uma refeição boa e barata… regressamos lá sempre que nos foi possível”

COMO SE DESLOCAR NA ILHA GREGA DE MYKONOS
Os transportes públicos são escassos e não vão a toda a ilha.
Daí que a melhor forma de a poder percorrer “de fio a pavio” e mesmo alugando uma viatura: carro, moto ou moto 4… são todas boas opções para se deslocar em liberdade! Pesquisem a melhor opção:
ALUGUER DE CARRO – Uma opção de mobilidade na cidade e arredores
Nós aconselhamos a busca através da RENTCARS ou da RENTALCARS que automaticamente selecionam entre as rent-a-car os melhores preços no destino
A nossa preferência recai na EUROPCAR, uma rent-a-car de renome internacional que nos oferece maior confiança e que normalmente tem balcões dentro dos aeroportos.
VÁRIAS OPÇÕES DE ATIVIDADES EM MYKONOS
OUTROS DESTINOS NA GRÉCIA
Deixamos aqui duas sugestões que podem fazer parte do “pack” de umas excelentes férias… a histórica capital grega, ATENAS e a hiper fotogénica ilha de SANTORINI!

Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores
Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?
Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.