Monteverde, na floresta das nuvens!

Chegamos a Monteverde para juntar um pouco de adrenalina a esta viajem!

Monteverde

Nesta joia da América Central situa-se a Floresta Nublada ou Floresta das Nuvens de Monteverde que abrange mais de 14 mil hectares e contém mais de 12 quilómetros de trilhas.

Ficamos hospedados em Santa Elena, uma cidadezinha pequena muito charmosa, uma experiência em si mesmo, que só por si justificava os quilómetros feitos por estrada mal pavimentada (ou NÃO pavimentada!)… há que reservar muita paciência e mais de uma hora para fazer os últimos 20 km!

A opção foi ficar alojado mesmo no centro, no HOTEL POCO A POCO para poder usufruir das lojinhas, muitos restaurantes, num clima turismo rural pouco agressivo, delicioso! Mas também ainda ponderamos ir para um dos inúmeros alojamentos mais “rurais” para vivenciar mais a floresta que nos rodeava.

Booking.com

Canopy em Montevede

E neste cenário iliádico, a razão que nos trouxe até este “confim do mundo” foi o “canopy” que, por cá, é coisa séria!

Deslizar por ziplines a quase 1000 metros de altura, atravessando vales de lado a lado, acima do topo das árvores, junto das nuvens, deram-nos a melhor sensação de liberdade, quais pássaros da floresta!

Com arneses à volta das ancas e cintura, e capacete na cabeça, deslizamos com um sorriso rasgado no rosto e sem qualquer receio! Por vezes a poucos centímetros de uma árvore ou pedra, outras vezes muito, muito alto! Mas sempre desfrutando daqueles momentos de alegria e de pura comunhão com a natureza.

Salto do Tarzan e zipline Superman foram os highlights!

Pontes suspensas de Monteverde

A outra grande atração de Monteverde é caminhar por pontes suspensas, sempre nas alturas, rodeados da inacreditável biodiversidade da Costa Rica.


O tempo não ajudou muito mas, afinal, estamos em plena reserva natural da floresta das nuvens de Monteverde e aqui a chuva faz parte!!!!

Mesmo assim fizemos o percurso pelas eis pontes suspensas na Reserva Florestal de Monteverde, que vão desde os 8 até aos 98 metros de longitude e até 60 metros de altitude. A vista é espetacular sobre a fauna e flora!

Monteverde é, sem dúvida um local mágico e surreal!

Fizemos esta duas atividades no Selvatura Park, tendo previamente feito a reserva do horário (ver várias opções infra).

Como tínhamos um carro alugado fomos nós próprios até ao parque, mas também há hipótese de recolha dos hotéis em Santa Elena

Várias opções para atividades em Monteverde (nós fizemos a “Combo Parque Selvatura” – número 2):

Ranário


E acabamos o dia num… ranário!

Com mais de 25 espécies de rãs, todas dentro de grandes “terrários” que simulam o seu hábitat natural, entre elas a icónica “rana verde de ojos rojos”, a “rana leopardo”, “rana brillante del bosque”, “rana de vidrio esmeralda” e a “rana blue jeans”, todos estes simpáticos anfíbios parece que “posavam para a fotografia”!

  • Monteverde ra1

O Ranário de Monteverde está aberto até às oito e meia da noite, e por uma razão muito simples: a maioria das rãs expostas só estão ativas depois do pôr-do-sol.

https://monteverdefrogpond.negocio.site/?utm_source=gmb&utm_medium=referral

Onde comer em Monteverde

Deixamos aqui também várias indicações de onde comer, se bem que todos os locais nos pareceram muito agradaveis:

Almoçamos num lugar simples, chamado Sabor Tico onde se podem escolher vários pratos costarriquenhos: bom e barato.

Também recomendamos o restaurante Toro Tinto: Carne deliciosa, massa também, clima romântico descontraído, bom para desfrutar de um copo de vinho.

O nosso preferido foi o Tree House! Localizado mesmo no centro da cidade a sua zona de refeições é única! Foi construída á volta dum tronco de uma figueira gigante e só por isso recomendaríamos a visita! Acrescentamos porém que a comida é excelente, devidamente preparada com ingredientes bons e frescos, além de que os sumos de frutas estavam soberbos!


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blogue são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?  

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.


Leave a Reply