Japão, o país do Sol Nascente

Japão

Visitar o Japão é descobrir um mundo de contrastes!

Combinando uma cultura antiga com tradições milenares com paisagens naturais requintadas e modernidade deslumbrante, o país do Sol Nascente, como também é conhecido, é um território único com muito para descobrir.

Em apenas 1 semana temos a noção que muitos locais ficaram por visitar como as paisagens verdejantes do Parque Natural de Nikko e as históricas cidades de Hiroshima e Nagasaky.

No fim deste artigo deixamos um GUIA PRÁTICO com todas as dicas deste país, relativamente a cada local que visitamos…

Mas já viemos de coração cheio com a cidade histórica de Quioto recheada de templos e jardins Zen, com o famoso Monte Fuji e a inebriante cidade de Tóquio!

A cultura japonesa

Ficamos fascinados com a cultura japonesa, e não estamos apenas a falar dos castelos, templos e santuários, nem dos autênticos restaurantes de sushi! Sobre isso vamos escrever em cada um dos artigos sobre os locais que visitamos…

Falamos na organização, limpeza, educação, respeito pelo próximo….

Sabiam que…

Nos transportes públicos, é proibido falar ao telemóvel e é pedido para que o mesmo seja colocado em modo silencioso?

E, que a maioria das sanitas tem tampos aquecidos, jatos para lavar as partes íntimas, e algumas, som! Isto mesmo nas casas de banho públicas, por exemplo, do metro?

Outra curiosidade sobre este país é que apensar de ser muito raro encontrar caixotes do lixo, as cidades estão limpíssimas… faz parte da cultura nunca deitar lixo para o chão!

E sabiam que é proibido fumar em todos os locais públicos, mesmo ao ar livre, fora dos locais expressamente limitados e assinalados? A razão que nos foi explicada prende-se com o facto de, ao caminhar com um cigarro na mão, pode queimar-se uma criança que passa ao lado, ao nível do cigarro…

E nem foi preciso “aparecer o covid” para ser costume as pessoas usarem máscaras sobre o nariz e a boca quando estão constipadas ou com gripe…é uma questão de respeito pelos outros!

Isto para não falar das vénias… que servem para cumprimentar, agradecer, despedir, pedir desculpa, enfim, para tudo, mesmo entre familiares e amigos próximos! Nos aviões, nos restaurantes, nas lojas, nos comboios… todos os funcionários nos faziam vénias!

Tecnologia

E se a cultura e tradições já são razões de sobra para visitar um país, e se vos dissermos que o Japão é também o berço de muitas tecnologias de que é o maior exemplo o famoso “trem-bala”?

Verdade… tivemos oportunidade de experimentar os “shinkansen”, comboios-bala japoneses que atingem os 320 km/h nas linhas comerciais, viajando normalmente a 300 km/h!

O Japão também possui, em média, a velocidade da Internet mais rápida do mundo. Talvez seja porque é geograficamente um país pequeno, e a penetração da fibra ótica é muito alta.

E, toda a rede de metro é servida por um sistema de WiFi gratuito irrepreensível!

Gastronomia

A tudo isto junta-se uma culinária única e mundialmente famosa, principalmente o sushi! Tivemos a oportunidade de fazer uma refeição em que nos foram servidas várias iguarias regionais… e não vamos dizer que é “fácil” essa degustação! Muito diferente dos nossos hábitos ocidentais. Mas faz parte da experiência.

Dedicamos um artigo a cada um dos locais que visitamos nesta viagem, pela ordem que a realizamos, e que podem ler clicando nos botões seguintes…


GUIA PRÁTICO

Como chegar?

A melhor forma de viajar até ao Japão é por via aérea!

Na nossa viagem optamos por aterrar em Tokyo mas fazer desde logo um voo interno até Osaka, onde iniciamos o percurso pelo país terminando na capital de onde regressamos.

Fazemos sempre a pesquisa dos voos no Skyscanner pois assim ficamos com uma visão global dos preços praticados pelas diversas companhias aéreas e dos horários disponíveis. Tem sido um motor de busca essencial! É só escolher a opção que mais nos convém e somos redirecionados para as várias hipóteses de reserva… DICA: APÓS FEITA A ESCOLHA ir ao site da PRÓPRIA COMPANHIA AÉREA… mesmo que o skyscnaner mostre opções mais baratas… é, de certeza, a mais segura a reserva na própria companhia e mais fácil a comunicação direta quando surgem contratempos!

Sendo as passagens aéreas a parte mais cara da maioria das viagens, dedicamos um artigo apenas a explicar como funciona o Skyscanner e com dicas de como comprar voos baratos.

Quando viajar?

O Japão é um país que pode ser visitado todo o ano todo, porém, na Primavera (que vai de março a maio), pode-se presenciar o incrível festival de cores que as lindas flores de cerejeiras criam, o Sakura Matsuri.

Nós, porém, fomos no outono, com temperaturas amenas e agradáveis e encontramos os jardins e bosques tons de sépia, laranja e vermelhos impressionantes. Além disso, é mais barato!

Para quem gosta de de neve, no inverno pode aproveitar para por lá esquiar e relaxar nas águas termais dos spas.

E o verão japonês vem junto com muito calor e diversos festivais. Sem falar que é a época perfeita para escalar o Monte Fuji e os Alpes Japoneses!

Onde ficar?

A nossa escolha número 1 é utilizar o Booking.com.

Temos reservado através desta plataforma por todo o mundo e não podemos estar mais satisfeitos. NUNCA tivemos qualquer tipo de problema. Por isso, independentemente do tipo de alojamento que escolherem para a vossa estadia recomendamos que reservem aqui sem receios.

Vamos indicar as nossas escolhas e algumas alternativas “para todos os gostos” baseadas na nossa pesquisa mas fica aqui deste já o link genérico para outras opções.

Booking.com

Os hotéis onde ficamos, nos diversos locais que visitamos, foram os seguintes:

Em alternativa ao “típico” Hotel, poderão alugar um alojamento para férias e assim tirar partido de comodidades que um hotel não oferece, como cozinhas para preparar refeições, espaços de lazer privados e muito mais. Se essa for a vossa opção então na Vrbo, poderão sempre encontrar uma casa de férias para alugar à vossa medida, seja qual for o vosso orçamento ou destino de viagem, e usufruir de pagamentos seguros, apoio permanente e um processo de reserva simplificado


Como viajar seguro?

Este não é um conselho! É mesmo um “investimento” que consideramos OBRIGATÓRIO…

Nunca se esqueçam de fazer SEGURO DE VIAGEM… Nós fazemos sempre!

Viajar é a nossa paixão, um momento muito esperado e planeado e por isso, nada melhor do que embarcar tranquilo! Assim, fazer um seguro viagem dá-nos a segurança de que caso algum imprevisto aconteça, como o extravio de alguma mala ou mesmo a necessidade de assistência médica, não teremos que nos preocupar com dinheiro e burocracia.

Fazemos os nossos seguros na IATI pois têm sempre a solução mais adequada para cada viagem… comparem os preços/condições das várias modalidades e façam como nós…

Simulação AQUI


Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é foto-olga-e-ze.jpg

Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?  

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.


2 comments

Leave a Reply