Jacó, Costa Rica

A grande atração de Jacó são as praias de areia escura e ondas propícias ao surf…

Pela sua proximidade com a capital San José, Jacó é um dos destinos mais procurados pelos “ticos” quer em busca da onda perfeita, quer do contacto com natureza que a zona oferece!
Punta Leona
Começamos por ficar hospedados um pouco a norte de Jacó, em Punta Leona, no hotel com o mesmo nome:
Une-nos a paixão por viajar, por conhecer novos lugares, histórias e culturas, por experimentar novos sabores e conhecer novas gentes… mergulhar em “novos mares”, emergir em destinos diferentes, históricos, culturais, de Natureza!
Por motivos de “força covid” ficamos impedidos de, no ano passado (2020), celebrar as nossas primeiras bodas “à nossa maneira”… em viagem! Quis o destino este ano (2021) trazer-nos até este país “desconhecido” e que nos brindou com os mais incríveis sunsets que o pacífico sabe oferecer!
O hotel está rodeado por uma densa floresta, que faz com que a distância desde a estrada até ao local onde está o condomínio onde se encontra inserido tenha mais de 5 quilómetros. Fomos com a expetativa de ficar alojados nos seus bangalôs, com acesso ás duas restritíssimas praias: uma junto ao empreendimento e a chamada “Playa Blanca”, escolhida várias vezes como cenário de comerciais e filmes pela sua grande beleza em apenas 500 metros de comprimento de areias brancas e águas cristalinas, cercada pela exuberante floresta tropical e grandes falésias.
E foi em busca de mais uma dessas inesquecíveis dádivas da natureza, escolhemos celebrar este dia por aqui.
Ás 17:45 começou o show… Contemplar. Esvaziar a mente. Meditar. Amar. Agradecer… Obrigada #costarica, o nosso presente das bodas de algodão!
Mas nem tudo foi um “conto de fadas”
Quanto chegamos ao quarto não havia água quente e ao fim de muito esperar que o problema ficasse resolvido acabamos por ter que mudar de quarto. Na manhã seguinte não havia eletricidade, que apenas ficou restabelecida após regressarmos do pequeno almoço… A verdade, é que o hotel está envelhecido e não é nada prático pois os quartos estão distanciados de tudo: é preciso ir de carro para a receção, para a piscina e para a praia e nada disto está explícito na descrição do alojamento no Booking. Acabamos por deixar o hotel no dia seguinte apesar de termos reservado 2 noites para nos irmos alojar num hotel junto ao centro de Jacó.
Jacó
Mas como estar estendidos ao sol não é bem a “nossa praia” (só qb) fomos explorar um trilho na natureza pelas colinas atrás de Jacó que nos levou até “El Miro”.
Chegamos então ás ruínas de uma construção abandonada e ornamentada com coloridos graffitis. Não fora a humidade acima dos 90% e a subida nem custava!
Ao chegar temos como recompensa uma maravilhosa vista panorâmica de 4 km da costa de Jacó…
…bem como a bela vida selvagem que caracteriza este país!
Outro miradouro, mais acessível mas menos espetacular, tem em letras grandes o nome da cidade ornamentadas com a “bicharada” característica da Costa Rica, à qual me juntei !!!!!

Rio Tárcoles
E abandonamos por momentos a costa do pacífico rumo à “Crocodile Bridge”, a Ponte sobre o Rio Tárcoles, habitat ecológico de alguns crocodilos de tamanho Jurássico.
Opções de tours desde Jacó
Estando em Jacó, e dada a proximidade, aconselhamos vivamente a conhecer o Parque Manuel António.
Caso não queiram por lá pernoitar há opções de tour de um dia que os podem levar até lá… não se vão arrepender!
Fica aqui o nosso artigo sobre o Parque Nacional Manuel António
É também uma excelente oportunidade para ir fazer rafting…. nós optamos pelo rio Pacuare por ser uma “lenda” nesta modalidade mas esta é outra hipótese!
Outras sugestões:

Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores
Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?
Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.
Pingback: COSTA RICA - Uma ode aos sentidos - Vício de Viajar ®