Do outro lado do Mundo – GREAT OCEAN ROAD, Austrália

A Great Ocean Road é um memorial aos soldados que morreram durante a 1ª Guerra Mundial tendo sido construída pelos soldados que dela voltaram.

Foi por isso longo o dia em que saímos de Melbourne e fomos percorrer os seus 243km.

Sendo uma das tours mais procuradas desta zona decidimos fazê-la “ao contrário” para assim evitar o “turismo em massa” quando chegássemos ás principais atrações.

Assim a ida foi via autoestrada / estradas interiores até ao “fim” da mítica estrada e o regresso é que foi efetuado por está, sempre á beira mar! Conseguimos com isto estar praticamente sozinhos em todos os locais! Cuidado que apenas encontramos uma tour na “Viator” que faz isto desta forma – fica aqui o link- https://www.viator.com/pt-BR/tours/Melbourne/Great-Ocean-Road-Reverse-Itinerary-Tour/d384-72740P2

Começámos por isso pelas mais famosas formações rochosas espalhadas no mar, conhecidas pelos “Twelve Apostles”

O nome dá a ideia de que seriam 12 torres, mas na verdade há menos, pois como a erosão é constante, muitas já desabaram. Na verdade, estas colunas com quase 50 metros que despontam do Oceano Antártico há 20 milhões de anos, estavam presas aos penhascos e, com o tempo, ondas e ventos foram esculpindo as suas formas.

A sua grandiosidade é impressionante, proporcionando-nos um daqueles momentos em que nos damos conta de como somos pequenos diante da imensidão do mar e o quanto a natureza é maravilhosa.

Há vários passadiços/percursos pedestres nas suas redondezas para que as pessoas possam caminhar por cima da falésia e, assim, poder explorar a área e ver os apóstolos mais de perto.

A apenas três minutos dos Doze Apóstolos, o Loch Ard Gorge, assim chamado devido ao naufrágio do navio Loch Ard, no século 19, é outro tesouro natural!

Várias falésias formam uma pequena praia de areias douradas e mar azul turquesa que a tornam um refúgio perfeito para relaxar a aproveitar a bela paisagem.

Seguimos depois para a London Arch, uma formação rochosa que se assemelha a uma ponte em formato de arco. Apesar de não ser tão grandiosa quanto as demais, a sua curiosidade advém de uma parte de sua composição estar atualmente completamente sem apoio.

Originalmente formava um arco e um túnel natural de rochas sobre o mar mas em 1990, parte sua estrutura desmoronou.

Passamos por pequenas vilas como Port Campbell, Apollo Bay e Lorne, e fomos parando “neste e naquele” miradouro para apreciar lindas paisagens…

Em Kennett River é possible ver os coalas no seu habitat natural… estavam a dormir !!!! Mas acabamos por ter uma inesperada interação com uns simpáticos papagaios.

E por fim em Anglasea tivemos oportunidade para nos despedir dos nossos amigos cangurus !!!

Paisagens deslumbrantes, praias para os amantes de surf, floresta tropical e espécies exóticas são alguns dos atractivos deste mítico itinerário. Uma road trip “obrigatória” por terras australianas…

Leave a Reply