Dicas para reservar alojamento

Quer optem por umas férias em território nacional quer no estrangeiro, escolher e reservar alojamento pesa imenso no orçamento e por isso damos-lhe alguns conselhos para efetuar a melhor escolha.

Para poder poupar e agarrar boas oportunidades, há várias ferramentas que permitem comparar preços de hotéis, aparthotéis, casas privadas e outras opções. Tudo será depois uma questão de escolhas em função do objetivo, gosto e, claro certeira de cada um!

O importante é saber com o que contar e evitar que tornar as férias num momento de stress em vez de um momento de descanso merecido.

reservar alojamento

GUIA PRÁTICO DE COMO RESERVAR ALOJAMENTO

  1. Escolher entre Hotel ou Alojamento Local
  2. Se a escolha foi um Hotel – Regime da estadia (com/sem pequeno almoço, almoço, jantar, TI)
  3. Verificar as fotografias do local
  4. Ler os comentários
  5. Optar entre cancelamentos gratuitos / reservas imediatas sem tal possibilidade
  6. Verificar a efetiva existência de comodidades que essenciais para cada um (casa de banho privativa, estacionamento automóvel, etc)
  7. Ver a localização do mapa e conferir a distância para os pontos de interesse
  8. Cuidados a ter a negociação direta
  9. Outras dicas
    • Antecedência
    • Pesquisas regulares
    • Promoções
    • Flexibilidade no destino
    • Seguro de viagem

Hotel ou alojamento local

reservar alojamento 1

Se há uns anos atrás, os hotéis dominavam os alojamentos de férias, atualmente o mercado apresenta soluções alternativas. Com o alojamento local e os hostels a crescer pode tornar-se complicado escolher o alojamento perfeito. Aqui sugerimos que, antes de mais, pensem bem no tipo de férias que irão realizar.

Hotel

Para férias de curta duração e para poder ter mais tempo livre para passear, a escolha de um hotel poderá ser a melhor solução.

Vantagens:

  • Disponibilidade global – Os hotéis estão por todo o lado… Uma das grandes vantagens dos hotéis é que, estejam onde estiverem há sempre um “na rua ao lado”!
  • Assistência – No serviço de receção qualquer ajuda é imediata… restaurantes nas proximidades, um táxi para o aeroporto, como comprar um bilhete para o teatro… tudo pode ser rapidamente conseguido com a ajuda pronta e bem informada dos seus funcionários.
  • Amenidades – Embora possam variar de hotel para hotel, costumam incluir limpeza, produtos de higiene, serviço de quartos, serviço de lavandaria, acesso à internet, toalhas e lençóis de cama. Os hotéis oferecem também muitas vezes acesso a instalações recreativas, tais como piscina, ginásio ou spa.
  • Opções de restauração – Desde o pequeno-almoço incluído ao serviço de quartos e jantares sofisticados, o acesso à comida é fácil e confortável e poderá estar ou não incluída na diária cobrada
  • Localização – Os hotéis ficam geralmente situados no centro da cidade, perto de boas zonas de transportes e de marcos importantes, fazendo com que sejam fáceis de alcançar a partir dos aeroportos.
  • Facilidade e rapidez de reserva – Com a tecnologia atual, reservar um quarto de hotel é fácil e rápido, basta uns cliques! Encontrar um quarto de hotel disponível perto de ti e reservar na hora e numa zona específica é muito fácil e intuitivo com o sistema de mapa que as plataformas de reserva dispõem.
  • Socialização – Independentemente do tipo de hotel costuma sempre haver uma zona social, com bar, televisão, salas de jogos. Cada vez mais hotéis se estão a focar no aspeto social tornando-se assim espaços agradáveis para conhecer novas pessoas e fazer novas amizades
  • Segurança – Os hotéis proporcionam um ambiente seguro para os seus hóspedes. Apesar das medidas de segurança variarem de país para país, mas a maioria tem pessoal treinado para responder a situações de emergência e prestar primeiros-socorros. Há sistemas de vigilância e seguranças para afastar pessoas estranhas. Além de que são ainda obrigados a cumprir com regulamentos de prevenção contra incêndios, sendo inspecionados periodicamente.

A nossa escolha número 1 para reservar hotéis é utilizar o Booking.com.

Temos reservado através desta plataforma por todo o mundo e não podemos estar mais satisfeitos. NUNCA tivemos qualquer tipo de problema. Por isso, independentemente do tipo de hotel que escolherem para a vossa estadia recomendamos que reservem aqui sem receios.

Booking.com

Alojamento local

Em alternativa ao “típico” Hotel, para uma experiência mais tradicional e estadias superiores e por forma a poupar em serviços e alimentação, reservar alojamento local, uma casa ou um apartamento poderá ser a melhor solução. Poderão assim tirar partido de comodidades que um hotel não oferece, como cozinhas para preparar refeições, espaços de lazer privados e muito mais.

Se essa for a vossa opção então na “Vrbo”, poderão sempre reservar alojamento á vossa medida, seja qual for o vosso orçamento ou destino de viagem, e usufruir de pagamentos seguros, apoio permanente e um processo de reserva simplificado

Vantagens:

  • Sentir-se em casa – Num alojamento local a experiência torna-se mais pessoal, uma vez que num hotel somos muitas das vezes “mais um inquilino, até que chegue o próximo”. Com a oportunidade de poderem escolher a casa ao vosso gosto, nada melhor do que entrar por uma porta e sentir que a “casa é vossa”, ainda que apenas por uns dias”!
  • É mais económico que um hotel – Para famílias grandes, com crianças e bebés, a estadia num hotel pode ficar bastante dispendiosa e, em alguns casos, não há mesmo hipótese de os pais deixarem os filhos sozinhos noutro quarto. Uma propriedade em regime de alojamento local pode trazer bastante conforto, nesse caso, uma vez que há a garantia de que os filhos estarão confortáveis e seguros no quarto ao lado.
  • Poupar nas refeições – Ter oportunidade de cozinhar as próprias refeições poderá poupar dinheiro que obrigatoriamente seria gasto em restaurantes e assim utiliza-lo em outras experiências.
  • Experiência local – Num hotel o “normal” é ficar instalado num quarto padrão enquanto que numa propriedade de alojamento local a experiência é quase personalizada pois cada habitação tem uma decoração própria inspirada na cultura desse local.
  • Atividades dentro de casa – São raros os quartos de hotel que disponibilizam mais do que uma televisão e uma revista. São cada vez mais os proprietários de alojamento local que garantem que a propriedade tenha livros, filmes, jogos de tabuleiro e outro tipo de passatempos para que, mais uma vez, os hóspedes se sintam em casa.
  • Horários – Aqui não há horas ao pequeno-almoço ou o “stress” de deixar o quarto livre para a limpeza diária! Num alojamento local não terão de preocupar-te com o  o cumprimento de horários, apenas acordar e viver o dia como quiserem.

Regime da estadia

Ao marcar o hotel deve sempre  verificar-se se o pequeno-almoço está incluído na sua tarifa de alojamento.

Por vezes, o pequeno-almoço tem um valor extra, por pessoa e por dia. Nesse caso, mesmo que pareça mais vantajoso pagar por um pequeno-almoço extra no sítio onde se encontra, deve-se verificar o que está incluído pois por vezes compensa mais apostar em cafés locais onde se poderá escolher o que se pretende, além de se conhecer melhor o comércio e as pessoas locais.

O mesmo se diga para os casos em que está comtemplada MP (meia pensão) que contempla pequeno almoço e jantar e PC (pensão completa) que inclui pequeno almoço, almoço e jantar. Nestes casos as bebidas ás refeições terão de ser pagas á parte.

Há hotéis que têm ainda o sistema de TI (tudo incluído) em que por regra não há custos adicionais em toda a restauração do hotel (comida e bebidas). Convém, no entanto, sempre verificar as exclusões, nomeadamente a nível de horários e bebidas internacionais.

Verificar as fotografias do local ao reservar alojamento

Nos websites de agregadores de alojamento como o Booking, podem sempre verificar algumas fotografias do local, que podem não ser as mais atualizadas. 

Verifiquem sempre todas fotografias dos quartos, bem como as da área exterior, como bar, jardim, hall de recepção e confirme estas imagens no website do próprio alojamento. Alertamos que as fotografias apresentadas podem não corresponder ao quarto que pretende reservar, pelo que tente perceber o tamanho real do alojamento.

Ler os comentários ao reservar alojamento

Aproveitem para verificar os comentários de outros utilizadores sobre a limpeza, espaço das divisões, conforto proporcionado e atendimento. O conforto e a segurança são bens que não têm preço pelo que reflitam sobre as vossas necessidades e escolham o alojamento tendo tudo isto em linha de conta.

Cancelamentos gratuitos / reservas imediatas sem tal possibilidade

Cancelamentos fazem parte do processo de marcação de alojamento… Mesmo que planejem bem a viagem, várias coisas inesperadas podem acabar por afetando as reservas feitas. Quando isso acontece, é importante saber com o que esperar.

Por isso, é normal ter que ponderar na altura da reserva se pretendem ter a opção, obviamente mais cara, de cancelamento gratuito, que garantirá, em caso de necessidade que o valor não seja perdido ou fazer a reserva pelo valor mais baixo, abdicando desta possibilidade.

Comodidades essenciais

Vão viajar de carro? É importante ter a certeza que o alojamento escolhido tem estacionamento para a viatura… muitas vezes, sobretudo no centro da cidades muitos não dispõem de parque. E casos há que são cobrados custos acrescidos para o efeito e que devem ser tidos em conta no momento de opção ao reservar alojamento.

Para vocês ter uma casa de banho privativa é condição essencial para a vossa estadia? Verifiquem se tal está contemplado no alojamento escolhido… Se na grande maioria dos hotéis tal é a regra, há no entanto mesmo quanto a estes exceções e nesse caso consta da descrição do quarto a existência de casa de banho compartilhada. Já nos hostels a regra é a partilha de todas as instalações. No alojamento local há ambas as possibilidades pelo que neste caso ainda mais advertimos para ser muito bem verificada a opção a ter em consideração.

Precisam de lavar roupa durante a viagem? A maioria dos hotéis tem serviço de lavandaria mas tal acarreta custos extra. Já no alojamento local devem verificar a existência de máquina de lavar roupa para efeito antes de reservar alojamento.

Localização

Para evitar imprevistos e aproveitar todos os momentos sem preocupações desnecessárias nas férias, na hora de reservar alojamento devem procurar por um local próximo da região que têm mais vontade de conhecer ou visitar!

A localização é essencial para facilitar a locomoção durante os trajetos, garantir a segurança dos seus passeios e, claro, proporcionar o conforto esperado durante os dias de descanso.

Para isso, comecem por analisar a proximidade do alojamento com os pontos turísticos:

Se gostam de conhecer os principais lugares históricos, visitar os pontos turísticos da cidade e conversar com os moradores locais, o campo de busca deve ser reduzido para a zona perto dessas atrações.

Caso não tenham objeções ao uso de transportes (caso estes existam no local e sejam de fácil acesso) a proximidade ao centro deixa de ser um fator mas mesmo nestes casos deve ser tida em conta a facilidade de translado desde o aeroporto.

Verifiquem ainda  os restaurantes próximos do seu local de hospedagem. Quer para quem tenha necessidades de certas rotinas alimentares, quer para quem se queira aventurar na cultura da região e deseja provar os costumes dos moradores locais, a localização do alojamento é importante. Verificar quais são as principais opções ao redor da sua estadia vai auxiliar na hora das refeições.

Cuidados a ter na negociação direta ao reservar alojamento

Os motores de busca quer de hotéis quer de outros alojamentos, são essenciais para verificar todos os aspetos que temos vindo a referir mas a reserva por algum deles poderá eventualmente (atenção, não sempre!) ser mais cara.

Assim, pode haver a tentação de, após ter todas as informações, contactar diretamente o proprietário do alojamento eleito ou mesmo este, contactado através da plataforma de busca sugerir falar através de mensagens / telefone do privado.

Atenção… nesses casos perde-se as proteções das políticas de cancelamento e reembolso e das garantias e seguros inerentes aos programas de tais plataformas. Sair dificulta a proteção das nossas informações, aumentando o risco de ser vítima de fraude e de outros problemas de segurança, como phishing (roubo de dados).

Outras dicas para reservar alojamento

Antecedência

Quanto mais cedo melhor!

Tirando as promoções de última hora, que por vezes aparecem, a tendência dos preços é sempre crescente em relação á data da partida.

Pesquisas regulares

É importante que, mesmo sem intenção de compra “no imediato” , ir fazendo pesquisas para se ter uma ideia dos preços “médios” praticados e também para conferir a disponibilidade existente, sobretudo a nível de hotelaria.

Depois, como o destino escolhido e com essa ideia de valores “médios” é estar atento e caso haja subida de preços ou comece a ser anunciado a existência de poucos quartos disponíveis fazer de imediato a reserva.

Promoções

Há dois tipos de promoções muito utilizados e que são uma ótima oportunidade de poupança:

  • Vendas antecipadas – com muita antecedência face à data de partida.
  • Promoções de última hora

Para estarem informados destas oportunidades remete-se para as pesquisas regulares.

Flexibilidade no destino

Por vezes, ao fazermos uma pesquisa daquelas sem intenção imediata de compra, só para ter noção dos preços “médios” praticados por ser um destino que eventualmente estará os nossos planos, podemos “esbarrar-nos” com uma promoção irrecusável!

É um sinal… Há que mudar de planos porque a oportunidade pode nunca se repetir!

Seguro de viagem

A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo.

Nunca se esqueçam de fazer o seu SEGURO DE VIAGEM… Nós fazemos sempre!

Viajar é a nossa paixão, um momento muito esperado e planeado e por isso, nada melhor do que embarcar tranquilo! Assim, fazer um seguro viagem dá-nos a segurança de que caso algum imprevisto aconteça, como o extravio de alguma mala ou mesmo a necessidade de assistência médica, não teremos que nos preocupar com dinheiro e burocracia.

Fazemos sempre comparação de preços/condições da apólice nestas duas companhias de seguros especializadas em seguros de viagem, em função do destino pretendido. Façam como nós e escolham o melhor seguro de viagem…

Simulação AQUI

Ter mais conforto é mais caro…

Para poder escolher o melhor alojamento, pensem no objetivo das vossas viagens: ter que fazer a cama, arrumar, lavar louça, cozinhar pode não ser bem o objetivo! E, claro na disponibilidade financeira para evitar tais tarefas e usufruir do conforto de um “dolce fare niente”..
Essencialmente em viagem, pensem que deverão ter um alojamento que lhes permita descansar no final do dia e um espaço que seja confortável para cuidados pessoais. As casas partilhadas e hostels raramente têm essa privacidade, mas claro, depende do tipo de férias que cada um almeja e acabam por ter a vantagem de proporcionar o convívio com novas pessoas e o nascimento de novas amizades que muita vezes perduram pela vida!

Poderão ainda ter interesse na leitura dos artigos ” Como comprar voos baratos” e “Como funciona o Skyscnanner?“:


Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blogue são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores

Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?  

Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.