Como funciona o Skyscanner ?

Antes de mais, vamos explicar o que é e como funciona o Skyscanner.

Resumidamente é um motor de busca de passagens aéreas que nos dá múltiplas opções para o dia pretendido e nos permite comparar os preços. Mas vamos por partes:

O que é o Skyscanner?

  • Não efetua a reserva de voos
  • Faz pesquisas simultâneas em inúmeros sites de companhias aéreas e agências de viagens
  • Apresenta os resultados ordenados por preço, duração total da viagem ou outro critério definido pelo utilizador.
  • Reencaminha, uma vez escolhida a opção, para o respetivo site da companhia aérea ou agência.
  • O Skyscanner poderá ganhar uma pequena comissão sobre essa venda, mas o utilizador final não é prejudicado – para ele, o serviço é totalmente gratuito.
  • Permitem poupar tempo e trabalho, ao evitar a necessidade de múltiplas pesquisas individuais em dezenas de sites distintos

Como funciona o Skyscanner ?

O Skyscanner é de utilização fácil e intuitiva… mesmo para quem o utiliza pela primeira vez facilmente encontra o que procura!

A caixa de pesquisa de passagens aéreas é logo visível. E, uma vez na caixa, o nome das cidades vão aparecendo à medida que se escreve o que minimiza erros e facilita a escolha.

como funciona o Skyscanner

Opções mais avançadas

  • Possibilidade de visualizar um calendário mensal com os resultados de uma pesquisa de voos – É ótimo para quem tem flexibilidade de datas!
    • A opção está imediatamente disponível ao introduzir as datas de pesquisa em “PARTIDA” – basta selecionar “Mês inteiro” em vez de um dia específico.
    • Mesmo que se comece a pesquisa por uma data fixa é possível a posteriori escolher a opção “Flexível” e dessa forma ver os preços para todo o mês
  • Permite visualizar aeroportos alternativos – sugestões de outros aeroportos de partida e chegada nas proximidades do original. Nesta opção há apenas um “defeito”: temos a opção de “Obter preços” não sendo desde logo os mesmos indicados, o que nos obriga a nova pesquisa.
  • Oportunidade de comparar entre companhias aéreas:
    • Permite saber o limite de bagagem permitido em cada companhia
    • Informa se as refeições estão ou não incluídas
    • Indica se a companhia permite a escolha antecipada de lugar, gratuitamente ou a pagar.
  • Atualmente foi acrescentada a possibilidade de saber as últimas restrições de viagem para o país em questão, sendo redirecionados para uma página com todos os detalhes e onde há ainda a possibilidade de subscrever atualizações permanentes sobre o destino

Como funciona o Skyscanner com reservas múltiplas ?

Estamos perante uma reserva múltipla quando, por exemplo, os bilhetes indicados desde o local “A” até ao local “C” implicam bilhetes diferentes entre “A” e “B” e “B” e “C”.

Nestes casos, há alertar que podem acontecer “contratempos”! Se há atrasos no voo inicial que fazem o perder o voo seguinte, nenhuma das companhias aéreas é responsável por colocar o passageiro no destino final.

Na prática, se perder o segundo avião trata-se de um no show, por culpa própria e transportadora não pode ser responsabilizada.

As reservas múltiplas são claramente avisadas pelo Skyscanner! Quando o resultado da pesquisa obriga a mais do que uma reserva, explica as implicações.

Oferece ainda a opção de “ocultar resultados” com reservas múltiplas, caso o passageiro não queira arriscar ter vários bilhetes distintos.

Como funciona o Skyscanner em aplicações para dispositivos móveis ?

A aplicação poder ser obtida gratuitamente para dispositivos móveis como iPhone, iPad e Android.

Usamos frequentemente a aplicação para iPhone do Skyscanner e não temos nada a apontar. Está bem desenhada, continua intuitiva e funciona na perfeição.

Quem somos?

Europa / Africa / Asia / América / Oceania … 5 continentes, 1 blogue!