Berço dos maiores sábios da Antiguidade, capital da democracia, a passagem por Atenas era obrigatória !!!


Aqui floresceram as mais importantes civilizações que se perpetuam através de alguns dos mais emblemáticos edifícios do mundo…já há muito estava na “lista”!
Assim e aproveitando que o voo para o Porto apenas partir de Atenas ás dez da noite, resolvemos “tirar” um dia á nossa estadia no Chipre para pernoitar já na capital grega e assim ter um dia para visitar a cidade.
Ficamos alojados no Hotel Thissio, em pleno centro, com uma vista deslumbrante para a Acrópole. A foto que se segue foi tirada do terraço do Hotel onde é servido o pequeno almoço…
Link hotel – https://www.booking.com/hotel/gr/thissio-hotel.pt

E foi precisamente pela Acrópole (Cidade Alta), utilizada como fortaleza e local de culto onde foram construídos diversos templos de homenagem a Atenas, a deusa da Guerra, que começamos a nossa visita.
…impressionante, grandiosa, imponente marcando lá no alto toda a paisagem ateniense!
O bilhete permite uma visita livre à acrópole e respectivas colinas, povoadas de outros pequenos templos e outras formações da antiga polis “cidade” grega.
Link – https://www.tiqets.com/pt/atenas-c99239/acropole-de-atenas-sem-filas
A primeira paragem nas colinas é o Odeão de Heródes Ático,
E continuando a subir chegamos ao tão esperado local onde se encontram os famosos Erectéion e o Pártenon!
O Erectéion ergue-se no local da colina onde foi travada a batalha entre Atenas e Posídon pelo controlo da cidade.
O Pártenon (Sala das Virgens) ocupa o ponto mais elevado da Acrópole e é visto como um dos maiores monumentos culturais da História da Humanidade. O seu nome deriva da monumental estátua de Atena Partenos, abrigada no salão leste da construção.
São inúmeros os locais para desfrutar de vistas magníficas…
Seguimos para a Ágora, o centro da vida social e do Governo, símbolo da democracia direta e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto!
Link – https://www.tiqets.com/pt/atenas-c99239/antiga-agora-de-atenas-sem-filas
Para depois nos perdermos entre mercados de rua como o de Monastiraki, o labirinto de ruelas tranquilas e serpenteantes, do bairro de Anafiotika com casas adornadas com canteiros coloridos e a histórica zona de Plaka que mistura da Atenas antiga com animados restaurantes, cafetarias, lojas de recordações.
Acabamos após um dia debaixo dum sol abrasador e os termómetros a marcar 37 graus no templo de Zeus, rei dos deuses do Olimpo!
Link – Templo de Zeus – https://www.tiqets.com/en/athens-c99239/temple-of-olympian-zeus
Todos os textos são da autoria de Olga Samões e todas as fotografias deste blog são da autoria de José Carlos Lacerda, exceto onde devidamente identificado. Proibida a reprodução de quaisquer textos e/ou imagens sem autorização prévia dos autores
Este artigo poderá conter links de afiliados. O que são ?
Ao fazerem reservas pelos links do nosso blogue NÃO vão pagar MAIS por isso e nós ganhamos uma pequena comissão dada pela entidade pela publicidade que lhe fazemos.
Link Booking – https://join.booking.com