Giro Italiano – SIENA e ASSIS

Siena

Cerca de 1 hora e meia depois de sairmos de Florença chegamos ao primeiro stop over do dia…SIENA, situada na região da Toscana que se distingue pelas suas construções em tijolos que lhe dão um tom avermelhado.

Estacionada a mota fomos percorrendo a pé a cidade debaixo de um sol reconfortante após uma manhã um pouco fria!

De aspecto austero e sólido, a Basílica de São Domingos foi a primeira paragem onde entramos para ver a sua relíquia: a cabeça de Santa Catarina de Siena!

Ao caminhar pelas estreitas ruas pavimentadas é fácil ser seduzido pelos encantadores edifícios históricos, como o Palácio Piccolomini e o Palácio Salimbeni.

Desviamos um pouco “do centro” para irmos conhecer a BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO que ocupa o primeiro lugar entre os monumentos de Siena, principalmente pela sua imponência.

Depois e já a caminho da PRAÇA DEL CAMPO a paragem obrigatória na “Pasticceria Nannini Conca d’Oro”, na via Banchi di Sopra, que mima os clientes com suas gulodices há mais de cem anos, com especialidades senesas como panpepato, ricciarelli, cantuccini e brigidini!

Fomos apreciando como a cidade continua ainda hoje a manter o seu sabor medieval com as suas vielas características!

Na Piazza del Campo, símbolo da cidade, com o típico formato de concha, está situado o Palácio Público e a Torre de Mangia.

O nome da torre vem do primeiro sineiro do campanário: Giovanni di Duccio, conhecido como “Mangia” que era encarregado de “bater as horas” no ano de 1347.

Deixamos para o fim a CATEDRAL DE SIENA e seu Batistério, em estilo romântico-gótico, que surpreende com a sua fachada em mármore branco com decorações em mármore verde.

Assis

Mundialmente famosa por ser a cidade de São Francisco de Assis esta cidadezinha medieval, que mantém muito de sua arquitetura original, fica no alto das montanhas da região de Perugia e tem uma vista estonteaste da Umbria.

Estacionamos fora das muralhas que a cercam no Parcheggio Giovanni Paolo II, o mais próximo da BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, “o lugar onde o santo dos pobres quis ser sepultado”.

Vale a pena conhecer a sua história, conhecida como “ do inferno ao paraíso “: na época medieval este local tinha o nome de Collis Inferni (Colina do Inferno) por aqui serem enterrados os corpos dos condenados à morte. Após ser colocada a primeira pedra para a construção da basílica, a colina foi rebatizada de Collis Paradisi (Colina do Paraíso).

Independentemente de crenças e religiões uma coisa é inegável… é uma das igrejas mais bonitas que vamos ver na vida!

Composta por duas basílicas, a superior e inferior e pela cripta onde estão os restos mortais de São Francisco, visita-la é uma experiência inesquecível. Talvez porque está rodeada de paisagens espetaculares, talvez porque se “sente” a devoção e adoração dos muitos peregrinos vindos de todas as partes do mundo… a verdade é que convida a que se ” perca “ uns minutos e se fique ali, sentado, a aproveitar a energia do local.

Uma série de afrescos realizados pelos maiores pintores da época contam a vida do Santo e preenchem todas as paredes do seu interior, ou seja, entrar ali é de tirar o fôlego!

Percorrermos depois a Via San Francesco, uma charmosa rua em pedra, cheia de lojinhas de artesanato e de onde partem outras ruelas labirínticas por onde nos apetecia “perder”… Resistindo à tentação pois ainda tínhamos que chegar nesse dia a Roma lá continuemos até á Piazza Del Comune, a praça principal de Assis. Aqui estava instalada uma feira impossibilitando a visibilidade da torre Del Popolo e do Templo de Minerva, tal era o aglomerado de barracas e pessoas.

E para fechar o dia fomos atrás do melhor spot para registar esta cidade “do alto”… e uma vista estonteante da Úmbria e da Basílica de São Francisco nos despedimos de Assis e rumamos à capital italiana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s