“Pelos States” – Route 66 – ST LOUIS / JOPLIN + JOPLIN / OKLAHOMA CITY – “Great American West”

No segundo dia a paisagem mudou ligeiramente… e o tempo também!!! A chuva foi-nos visitando aqui e ali… Mas para compensar a estrada tornou-se mais bonita, menos urbana – “There is no other place quite like it” é o slogan que nos dá as boas vindas a este estado do Missouri e que pudemos confirmar subindo e descendo as suas suaves colinas, usufruindo ao máximo as cores do outono!

Numa etapa bem passada começamos por visitar uma das maiores atrações turísticas da velha Route 66, as “Meramec Caverns”! Compostas por um extenso conjunto de cavernas de calcário famosas por  terem servido de esconderijo ao não menos famoso bandido do velho Oeste, Jesse James, no seu interior podemos  ver  formações de rochas muito raras e de grandes dimensões sob as luzes de muitas cores vão dando a tonalidade à agradável visita guiada!

Cada vez mais embutidos no espírito da “molher road”, comemos numa lanchonete de beira de estrada um cheeseburger e bebemos um milkshake. Nada saudável, é verdade, mas a sensação de viver na primeira pessoa cenários só vistos em filmes, compensava todos os “pecados”!

Passámos por inúmeros motéis, uns decadentes, abandonados, deixados ao sabor do tempo, outros que sobreviveram e tornam única a Route 66 !!!

E, claro, tínhamos que experimentar …assim, terminamos o dia já de noite na pacata localidade de Joplin, num motel, virados para a estrada, sentindo-nos a viajar no tempo!

DAYS INN JOPLIN

O dia em que saímos do Missouri, atravessamos o Kansas e acabamos em Oklahoma ficou marcado pela meteorologia adversa… foi um dia “pesado”, sempre de baixo de chuvas torrenciais que nos “estragavam” as fotos que teimosamente continuávamos a tirar!No Kansas a Route 66 tem apenas 13 milhas (cerca de 21 km ) sendo este percurso conhecido como “cut the corner of Kanzas – thirteen milles of smiles” onde apesar da chuva intensa ficamos encantados com as suas “old towns” como Galena e Baxter Springs onde os seus velhos edifícios de tijolo nos fizeram recuar aos tempos áureos da Route 66.

Após um ligeiro desvio para visitar o Tri State Market, local onde se tocam os 3 estados estávamos prontos para entrar no “Great American West”, no estado de Oklahoma.

Com o tempo cada vez pior, fomos passando pelos locais míticos como a “blue wale” mas era missão impossível sair do carro, quanto mais para visita-los como gostaríamos!

Até um alerta governamental de cheias tivemos direito por sms e por anúncio na radio…assustador!

Mas por fim chegamos sãos e salvos ao nosso destino do dia: Oklahoma City, cidade que deve o seu desenvolvimento, na década 30, à descoberta de petróleo.

O Hotel escolhido na zona de Bricktown permitiu-nos ainda um passeio pela cidade:

HOTEL HAMPTON INN

Deixamos “o campo”, voltamos a ter arranha-céus e a chuva parou o que nos permitiu uma rápida visita pela cidade. Apesar do próprio nome destas terras ter origem na palavra ‘Okla Humma’, que no idioma da etnia Choctaw significa Gente Vermelha, por lá não vimos gente nativa mas encontramos uma simpática e desenvolvida cidade que nos acolheu de forma muito hospitaleira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s